Recebi pelo e-mail e resolvi postar aqui

Já é sabido que há centenas de estabelecimentos, fundações, escolas e outras coisas com o sobrenome Sarney. Do jeito que a coisa está, não custará muito para vermos essa cena...





Cooperação de um respeitado astrônomo amador

Na madrugada de hoje tivemos um brinde, pelo menos quem ficou de madrugada para contemplar, que é a chuva de meteoros. Para sabermos mais sobre isso, eu pedi explicações a uma pessoa com extremo conhecimento no assunto que, muito gentilmente colabora com esse blog, Eduardo Baldaci, astrônomo amador.

Baldaci mandou-me o seguinte texto:

CHUVA DE METEOROS PODERÁ CHEGAR À 200 METEOROS POR HORA !

Desde a semana passada, nosso planeta iniciou a entrada na rota dos detritos do Cometa Swift-Tuttle, responsáveis pela chuva de meteoros Perseídas. Facilmente visíveis à olho nu, tais meteoros podem surgir em qualquer parte do céu, sempre se dirigindo para a Constelação do Perseu. “São meteoros lentos, longos, luminosos e coloridos.

A História das Perseídas

Relatos Chineses de 2000 atrás falam que em uma só noite foram vistos centenas de meteoros. Os indianos relatam a história de uma chuva de meteoros em agosto, na qual parecia que o céu estava caindo sobre a Terra.

Só em 1835, foi que esta chuva foi batizada de Perseídas pelo cientista Belga Adolphe Quetelet, o primeiro a constatar que seus meteoros tinham um ponto radiante na constelação de Perseus.

---------------------------------------------------------------------------

Como é bom quando alguém que realmente sabe do assunto nos dá o privilégio do conhecimento. Quer saber mais sobre o trabalho competente do Eduardo, acesse o site do Eduardo Baldaci