Possíveis Problemas da Cirurgia Bariátrica


A cirurgia bariátrica tem seus benefícios na questão do combate a obesidade, que é considerada uma epidemia global. Ao pós-operado, um novo modo de viver tem que ser a regra, para que o emagrecimento persista e com isso, a saúde do mesmo seja preservada. Pouco antes da cirurgia, é explicado ao paciente toda a gama de riscos que ele corre ao optar por se submeter a cirurgia. Hoje eu vou trazer a você um desses riscos. 

É um texto publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e explica uma dessas situações decorrentes da opção pela cirurgia. Clique no link abaixo para saber mais sobre o texto que relata um caso de Câncer Gástrico após a chamada "Cirurgia de Redução de Estômago". 

No outro sentido, disponibilizo aqui no blog o link da Clínica Bariátrica de Piracicaba, comandada pelo competente e responsável Doutor Irineu Rasera Junior, que me operou há 3 anos e que ainda acompanha minha sequência após a cirurgia até hoje. 

Se você pensa em se submeter a cirurgia de redução de estômago, pense, reflita com sua família e converse com quem já optou por se submeter ao procedimento. Saiba como é o dia-a-dia do pós cirúrgico, como aprende-se a comer menos e como essas mudanças podem alterar o comportamento do operado.

Minha análise:
Infelizmente existem diversos subprecoceitos presentes em nossa sociedade. Algumas pessoas não gostam e deixam isso bem claro, ou não - o que é mais covarde ainda, quando em algum momento de sua vida, têm seus destinos cruzados com um gordo - Isso é fato, ainda mais se você é pobre, e isso é uma regra da sociedade, não minha. Há n exemplos  que evidenciam isso todos os dias.

Cito essa questão porque, sendo obeso, pude observar tudo de fora e ver como essa segregação acontece e é encarada de forma tão comum pela sociedade. Essa também foi uma das razões pelas quais optei pela cirurgia bariátrica, além do risco de saúde que meu sobrepeso representava, na ordem de quase 170 quilos. 

Hoje, enfrento alguns probleminhas decorrentes da cirurgia, mas nada que ainda me faça sentir arrependido de minha decisão pelo procedimento. Não contei com a maioria absoluta dos votos da minha família favoráveis à cirurgia, mas mesmo assim decidi fazê-la, repito, sem arrependimentos.

Fui excelentemente bem atendido no Hospital dos Fornecedores de Cana, e o Doutor Irineu Rasera Junior esteve presente o tempo todo, no acompanhamento pós cirúrgico no quarto e acompanha meu quadro até hoje. 

Confira os links, leia e comente aqui, se quiser, ou me mande mensagem privada



Foto: Site Dicas de Nutrição - do qual sou leitor assíduo e para o qual prestos os créditos da foto que ilustra esse post.