Belíssima Iniciativa

Piracicaba, a direita a Rua do Porto. Crédito da foto: Panoramio
Logo da EPTV Campinas, em Piracicaba no Canal 8 VHF, 42 UHF Digital e 16 na Net


Agora Piracicaba conta com mais um importante meio de informações pela internet.

No EP Piracicaba, você pode conferir as informações atualizadas da cidade sobre todos os temas. O site é uma iniciativa da EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo, que por sinal já vem dando destaque significativo a Piracicaba nos seus telejornais regionais. Clique aqui para conhecer o site.

Sábado De Observatório

Em mais um Sábado, tive o prazer de ver Saturno bem mais de perto do telescópio do Observatório de Piracicaba. Num momento de pouca gente na sala, e com autorização dos simpáticos atendentes e orientadores, aproveitei para registrar uma foto do "Senhor dos Anéis", o planeta mais lindo do sistema solar, acompanhado de sua maior lua, Titã.


Titã, segundo informações, é a maior lua do sistema solar e tem algumas similaridades interessantes com a Terra, dentre as quais a mais interessante é ter atmosfera, que é uma fina mais importante camada que nos protege da radiação solar. Mas esqueça a ideia de morar lá. Para o nosso padrão de sobrevivência, Titã tem temperaturas bem abaixo do nosso padrão aqui. Bem, isso pelo menos pelo que li na internet.

Saturno e seus aneis e Titã (o pontinho a esquerda no alto da foto)

Como a câmera não é especiífica para esse fim, ela puxou demais a luminosidade, mas ainda assim ficou um belo registro do gigante gasoso. A visão ao vivo com o olho direto no telescópio é bem melhor, pode-se ver a variação de cor que os anéis tem e, além de Titã mais 3 luas que fazem parte das dezenas que orbitam o planeta que aos olhos parece ter uma coloração muito proxima do creme. Parece um planeta de capuccino bem fraquinho rs.

Observação Pessoal:

Se bem que não seria nada mal morar na fria Titã, quando o frio domina os corações, as almas, as atitudes das pessoas. Pelo menos em alguns momentos da vida, que todos nós enfrentamos, quando lágrimas escorrem e ninguém sabe, e na maioria das vezes não há ninguém a volta para saber.

Localização:

O Observatório Astronômico de Piracicaba fica no início da Rodovia Piracicaba-Rio Claro. Bem a sua direita você verá uma placa sinalizando a entrada do mesmo. O Observatório é aberto todos os Sábados, a partir das 19:30. A entrada é franca e vale a pena você levar toda a família.

Observação Pessoal 2:

Aliás, bem que as pessoas responsáveis poderiam investir um pouco mais numa fonte tão importante de conhecimento e cultura. Um espaço maior para receber mais alunos, um planetário, um outro telescópio de grande alcance, mais cursos, palestras. Conhecimento é importante e às vezes algumas pessoas desprezam o que não conhecem e o que não querem conhecer por simples teimosia, comodismo. Isso vai na linha oposta de tudo que trouxe o homem até aqui, a chamada evolução.