O Surpreendente Sobrevivente Espacial

15 de Dezembro de 2011. Esse parecia ser o último dia da existência do cometa Lovejoy, enquadrado pelos especialistas na categoria dos cometas suicidas, ou seja, daqueles que mergulham para a morte num encontro direto ou próximo ao Sol, quando são expostos a temperaturas que desfragmentam em questão de segundos sua massa gelada.
Descoberto em Novembro pelo astrônomo australiano amador Terry Lovejoy, o corpo gelado surpreendeu o mundo científico ao sair "vivo", praticamente ileso do encontro com nosso astro rei. Confira as imagens das sondas da Nasa.


Com os olhos do mundo em sua jornada, o LoveJoy foi filmado até mesmo da ISS, a Estação Espacial Internacional.

O fato de ainda estar muito próximo ao Sol dificulta sua visualização daqui da Terra sem recursos profissionais. O cometa sobrevivente caminha agora para os confins do nosso sistema solar para quem sabe fazer uma nova visita, daqui a previstos 314 anos, o que deve incluir uma passagem próxima ao Sol, quando mais uma vez sua existência será o ponto de interrogação da história.

O Caso Montillo

Há quase seis meses, o Corínthians vem seduzindo o "até o momento ainda cruzeirense Montillo". 
Indo direto ao empresário do jogador, o Timão ofereceu o enfeitiçador contrato que pode significar a tão sonhada independência financeira, isso pelo menos segundo a imprensa especializada (valores não foram revelados e nem supostos). Acontece que esse acerto salarial não basta. Com 40% do passe do passe e com direitos federativos presos até 2015 ao Cruzeiro, 36 milhões de reais ficaram no meio da pretensão corinthiana, que ofereceu 20 milhões. Um obstáculo não tão difícil assim diante dos valores que o time já ofereceu para contar com outro argentino, Tevez. Estima-se que o Corínthians tenha oferecido 100 milhões de reais para contar com o argentino, que está encostado no Manchester City da Inglaterra, isso claro dadas as devidas proporções e eventuais discordâncias sobre quem joga mais ou seria mais útil ao Corínthians.

Agora, todos estão frustrados. O jogador, que vai olhar no seu contra-cheque um valor bem abaixo do que poderia ganhar, mesmo que tenha reajuste no Cruzeiro. A diretoria corinthiana, que agora se mostra desistente do negócio, e o próprio Cruzeiro, cuja diretoria terá que lidar com a motivação de sua maior estrela, já que menteve-se a todo momento irredutível nos valores de venda.

Ainda crente na concretização do negócio, o empresário do meia argentino, Sergio Irigoitia vai ter que trabalhar com muita perspicácia para fazer jus à comissão pela transferência que, na minha opinião deve ocorrer pelo valor pedido pelo time de Minas. Na tarde de ontem, após o treino físico, essa era a imagem do jagador, isolado e atento ao celular. Foto registrada pelo Superesportes.

Montillo na escadaria do Hotel da Toca da Raposa - Fonte: Superesportes
Como cruzeirense digo: "Montillo, vai com Deus e boa sorte". Mas que vá em troca de 36 milhões de reais, valor que ainda assim é incapaz de encontrar alguém no mercado que te substitua, mas que alivia as contas de uma péssima temporada de um time ainda grande em estrutura. Mas que se apequenou ao desmontar o time no meio da temporada. E que conviveu com o possível rebaixamento até a última rodada.

Planos Concretos

Emagrecer, buscar novos ares na vida profissional e ou afetiva, ser uma pessoa melhor. Projetos positivos não faltam em todo virar de ano. 

E da mesma maneira em que esses projetos explodem na mente das pessoas no ritmo dos fogos da hora da virada, muitos desses sonhos sucumbem à mesmice que nos assola anualmente. Logo no primeiro dia útil de cada ano, a correria do dia, sinônimo de contas, compromissos, deveres, serviços - tudo empurra com uma força descomunal rumo à fatídica, incômoda e anual normalidade. Mudar já não soa tão motivante quando fora no embalo das canções que insistiam em mostrar "que um novo tempo já começou". Aí se percebe que mudar é difícil, mesmo com a ciência nem sempre exata mas cheia de fé de que essa mudança virá para melhor. Os pequenos prazeres da rotina, por mais que causem incômodo, são alguns dos responsáveis por esse status travado contra o qual lutamos. Para alguns representa uma luta contra si mesmo, em que os oponentes sabem exatamente quais as virtudes e defeitos de cada lado, se é que pode-se assim polarizar uma disputa interna. É difícil se surpreender quando se enfrenta a si mesmo. Talvez essa seja uma das explicações para tantos fracassos nos projetos da virada de ano. E o que mais incomoda é que o fracasso não se dá pela tentativa e possível erro, mas pela inoperância total, super alimentada pela auto capacidade humana de inventar desculpas para não encarar de fato seus defeitos e sim justificar sua inoperância.

Nadando contra a corrente, um pequeno grupo de persistentes ainda mantém a busca pela realização desses sonhos. E alimenta na ânsia dos resultados positivos a ideologia dessa luta para que os sonhos não fiquem perdidos no decorrer do ano. O importante é que cada ser humano saiba do seu limite e veja prazer em se desafiar, ultrapassar barreiras e vencer dificuldades - não somente as inesperadas, mas as planejadas, rumo a um futuro de evolução. O maior combustível dessa máquina realizadora de objetivos é o sonho. Através dele se adquire o estímulo para seguir adiante, esquecer a mesmice e a rotina e relevar os obstáculos e derotas que podem surgir pelo caminho. Feliz é aquele que procura sempre estabelecer e buscar metas. Independente da personalidade de cada um, o ser humano deveria ter sempre em mente que a espera por uma promoção pode ser menor quando ele muda de emprego, que o emagrecimento vem na medida em que ele se nega a comer coisas calóricas que simplemente adora, enfim, que passa por sacrifícios à espera de resultados que podem até mesmo demorar para acontecer, mas não tanto tempo quanto apenas viver um dia após o outro ou esperar inútil e inocentemente que a felicidade bata na sua parta.